top of page

Caxias do Sul: o melhor da região!

Quando pensamos na cidade Caxias do Sul imaginamos uma cidade com foco no trabalho e na indústria, porém ela é muito mais que isso!


Mesmo não sendo uma cidade turística de fato, existem diversas possibilidades para você desfrutar e navegar ;)


A cidade fica situada na serra gaúcha é a segunda maior do estado e é considerada a quarta melhor cidade da Região Sul de acordo com o Índice de Concorrências de Municípios Brasileiros 2021.


Essa cidade na serra gaúcha possui grande influência italiana e cultura do cultivo da uva, ou seja, você não sairá da região sem provar um bom vinho, um suco de uva, ou sem comer uma bela polenta!


Caxias oferece muitas possibilidades e nela você pode desfrutar de uma bela gastronomia e ótimos passeios.


Continua lendo para conhecer um pouquinho mais dessa região!


O TOP TURÍSTICO

Toda cidade possui pontos importantes para a sua história e Caxias do Sul não podia ser diferente.


Vamos começar a lista com locais geralmente conhecidos na cidade, mas que não perdem em nada a sua excelência.


Além do mais, muitas vezes moramos no local e nunca visitamos os principais pontos turísticos dele, mas e você, morador de caxias do sul, já visitou os itens a baixo?


Museu de Ambiência Casa de Pedra

O museu da Casa de Pedra possui casa, mobilha e objetos do período da colonização, Ele fica no caminho dos Pavilhões da Festa da Uva e você pode fazer uma visitação guiada pelo local com agendamento prévio.



Pavilhões da Festa da Uva

A cada dois anos ocorre o Festival da Festa da Uva com muitas atrações para o público no local, mas, nos momentos em que a festa não ocorre, o espaço fica aberto para o público.

Os pavilhões oferecem algumas possibilidades de lazer, desde um piquenique no gramado, praticar algum esporte, opções para alimentação e algumas visitações no local.

Dentro da Festa da Uva está localizado um monumento intitulado cristo redentor, as réplicas e outras atrações para você visitar.



Monumento Nacional ao Imigrante e Museu do Imigrante

O museu do imigrante é outro marco super importante da história da cidade de Caxias do Sul e é uma homenagem para os imigrantes de todas as etnias do Brasil. Você pode fazer uma visita guiada gratuita com agendamento prévio.



Igreja São Pelegrino

A igreja de São Pelegrino é linda e possui diversas pinturas e obras de arte por seu interior, você pode fazer uma visitação guiada de graça marcando horário.



Jardim Botânico

O Jardim Botânico é outro espaço repleto de possibilidades, ele possui uma enorme área verde aberta ao público. Lá você pode fazer atividades de lazer ao ar livre, como também visitar o cactário e outras visitações guiadas pelo local.



Trip para os aventureiros

Quem ai ama uma trip? Poisé, as aventuras não poderiam ficar de fora dessa lista. Caxias do Sul possui paisagem lindíssimas que rendem ótimas trilhas com direito a cachoeira e tudo. São várias possibilidades, mas abaixo selecionamos as principais.


Estrada do Imigrante

A estrada do imigrante é o caminho que os italianos percorreram quando chegaram na região. O trajeto possui paisagem do interior do município e possuiu algumas atrações como:

  • Igreja São Pedro

  • Igreja São Paulo

  • Casas de pedra e de madeira

  • Gruta da Terceira Légua


Região de Criúva

A região de Criúva pode te render ótimas trips! O local possui várias atividades muito interpresantes.

Você pode fazer uma Cavalgada na Fazenda Morro Agudo, um rapel na Ponte do Korff, uma caminhada no Cânion dos Palanquinhos, uma visita a Cachoeira da Mulada, um canionismo na Grota da Pina e entre outras atividades.





o melhor da gastronomia

Nada melhor que fechar essa lista com o melhor da gastronomia, não é mesmo? Caxias oferece uma infinidade de locais para você degustar ótimas comidas, mas nós separamos uma lista de lugares para quando você quiser sair um pouco do comum.


  • Restaurante Barlavento, Hospedaria Rio do Vento e Hidroponia Rio do Vento

  • Tannat Wine Bar

  • Carême Café

  • Ioshi Sushi

  • Chocolateria DeCacau

  • Buffet Aristocrata e Palacete

  • Q’ Restaurante

  • Château Lacave

  • Cantina Tonet

  • Vinhos Don Severino

  • Le Coq Bistrô

  • Bares no Moinho da Estação

  • Vinícola Vinhos Don Severino

Os locais possuem um espaço aconchegante para você desfrutar delicias com tranquilidade e muitos deles possuem visitação pelas vinícolas e parreirais por exemplo.


Eai, o que achou? Sabia que Caxias do Sul oferecia tantas possibilidades? Caso você tenha se interessado existe um site específico para você encontrar atrações pela região, lá você encontra mais opções ainda, legal né?



Por hoje é isso navegantes, já visitaram algum desses locais? Conta para a gente!

0 comments

Comments


bottom of page