top of page

Staycation: conheça melhor a cidade onde você mora!

Updated: May 18, 2022

Sempre sonhamos em poder viajar e conhecer vários lugares do mundo, mas na maioria das vezes não conhecemos bem nem a própria cidade em que vivemos.


O chamado staycation traz uma nova fórmula de aproveitar as férias ou o tempo livre buscando experiências e conhecendo lugares sem precisar viajar!


Se interessou? Já tinha ouvido essa expressão? Hoje elencamos algumas dicas para você conhecer melhor a cidade em que mora!


Turiste

Quais são os pontos turísticos da sua cidade? Você conhece algum? O que você acha de passar um final de semana ou um dia aproveitando a sua cidade como se fosse um turista?



Não sabemos onde você mora, mas certamente sua cidade tem detalhes, lugares, restaurantes e bares que você ainda não conhece. Até mesmo se ela for pequenininha, com certeza deve haver entornos que você ainda não explorou. Conhecer o território onde mora é se conhecer!


Existem várias formas de fazer isso. Na sua cidade pode haver algum hotel ou hostel diferente que você não conhece e pode visitar, por exemplo. O que é necessário mesmo fazer é quebrar sua rotina!


Em outras palavras, seja um turista! Vale a pena pesquisar sobre roteiros e o que fazer na cidade. Aja como se você estivesse viajando, só que o destino não precisa de malas e você não precisa se deslocar por várias horas para chegar nele.


Se você sente que precisa mudar de ares para poder relaxar ou dormir em um hotel e se sentir como um turista, uma dica é que você passe o dia ou o final de semana em regiões vizinhas à sua cidade. É uma ótima maneira de turistar, mesmo que pertinho de onde você mora.


Se informe


Procure na sua cidade os serviços que busca quando está em algum lugar que não conhece, as opções podem te surpreender. Você pode, por exemplo, ir a alguma livraria local que conheça e checar a seção de livros sobre a cidade e a sua história.

Outro jeito de conhecer melhor a história local e garantir um passeio bem interessante é conhecer os museus da sua cidade. Pelo menos um museu a sua cidade vai ter, por menor que seja.


Busque informações, peça indicações e pesquise na internet. Conhecer os museus é uma oportunidade de ver coleções, fotos, artes e objetos que são muito importantes e fazem parte da história local.



Buscar dicas em sites ou blogs de viagem que falam sobre a região em que você mora pode ajudar também a decidir um destino. Não fazemos isso devido aquele pensamento que todos temos, “está aqui do lado, quando quiser eu vou”, e no fim, você nunca vai (você tem que concordar comigo nisso!). Descubra as opções que estão há anos ao seu lado, mas com a correria do dia a dia, você acaba deixando de lado e ignorando.


Caso tenha algum amigo ou familiar que não mora na mesma cidade que a sua, é interessante explorar onde você mora com alguém que está conhecendo pela primeira vez.

Além de visitar vários lugares, é possível ver a cidade com outros olhos, dando mais valor para o lugar que escolheu para viver.


Quebre sua rotina


Normalmente criarmos hábitos é uma coisa boa, e assim se dá início à uma rotina. Mas, saiba que uma simples troca do caminho que você faz todos os dias pode te levar a lugares que nunca conheceu e nem sabia que existia.



Vá de bicicleta!! Se você quer gastar pouco e ainda se exercitar, ir de bicicleta é uma excelente opção de transporte para visitar regiões mais próximas. Pedalar também permite conhecer paisagens incríveis e fugir do trânsito.


Muitas cidades promovem o cicloturismo, com uma estrutura de ciclovias que deixam o passeio muito mais seguro. Se for o caso da sua cidade, não hesite em andar por aí de bicicleta. Com certeza será uma experiência incrível!


Uma ótima forma de explorar a sua cidade é fazer uma lista das principais coisas que lhe atraem e ir marcando aquelas que você já conhece e aquelas que você pretende conhecer.


O que achou das nossas dicas, Navegante? Interessou-se ao ponto de conhecer melhor a sua cidade? Faltou alguma dica importantíssima que não podia faltar de jeito nenhum? Conta aí pra gente o que você fez para descobrir melhor as atrações de onde mora!

0 comments

Comments


bottom of page