top of page

5 Bibliotecas INCRÍVEIS ao redor do mundo!

Updated: May 18, 2022

Cada grande cidade do mundo tem pelo menos uma grandiosa biblioteca, repleta de títulos mundialmente conhecidos.

Durante séculos, as bibliotecas foram verdadeiros monumentos exibidos com orgulho por instituições e governos de todo o mundo.


Preservando a arquitetura clássica ou adotando com ousadia a arquitetura futurista, as bibliotecas preservam o bem mais valioso da sociedade, contribuem para a expansão do conhecimento e fascinam os leitores: os livros.


Como sabemos a importância das obras literárias, elencamos algumas bibliotecas ao redor do mundo para você conhecer!


Biblioteca Vasconcelos - Cidade do México, México

Também conhecida como “megabiblioteca” pela imprensa mexicana, devido aos seus 38 mil metros quadrados e mais de 580 mil itens, a Biblioteca Vasconcelos chama atenção pela sua arquitetura moderna, digna de filmes de ficção.



Essa biblioteca no México é um dos dez recintos bibliotecários modernos mais reconhecidos do mundo e um dos mais visitados da América Latina, com sua estrutura feita inteiramente de concreto e vidro.


Outro fato muito interessante sobre essa biblioteca é o gigantesco esqueleto de baleia pendurado no teto.


Real Gabinete Português de Leitura - Rio de janeiro, Brasil.


Com uma vibe de Harry potter, O Real Gabinete Português de Leitura, localizado na Rua Luiz de Camões, no centro do Rio de Janeiro, hipnotiza pela quantidade de livros à mostra, além de sua arquitetura neo-manuelina e o interior de madeira talhada, que lembra igrejas e edifícios do século retrasado.



O Real Gabinete Português de Literatura do Rio de Janeiro fundado na primeira metade do século XIX por um grupo de imigrantes portugueses que buscavam promover sua cultura, e nasceu como uma biblioteca privada.


Entre as mais de 300 mil obras raríssimas que habitam o interior do Real Gabinete, estão um exemplar da obra Os Lusíadas, de 1572, escrito por Luiz de camões.


Biblioteca do Trinity College – Dublin, Irlanda.

Conhecido como Old Library, a Biblioteca do Trinity College está localizada na capital irlandesa. Ela é a maior do país e conta com mais de 4,5 milhões de livros (sim, você leu certo, 4,5 MILHÕES).



O edifício foi construído no século XVIII e possui várias salas, mas o incrível Long Room rouba a cena pelos seus 65 metros de comprimento e mais de 200 mil livros que forram as paredes, sendo eles os mais antigos do país.


Essa biblioteca na Irlanda é casa do conhecido Livro de Kells, um fascinante manuscrito ilustrado por monges no século IX, que recolhe os quatro evangelhos com caligrafia ornamentada, e em latim.


Além da infinita coleção de obras literárias, o local também deixa exposta a harpa mais antiga que se conserva na Irlanda, feita em carvalho e salgueiro, com cordas de bronze.


Biblioteca Pública de Stuttgart – Stuttgart, Alemanha.


Desenhado pelo arquiteto coreano Eun Young Yi, a parte externa da Biblioteca Pública de Stuttgart se assemelha a um gigantesco cubo de rubik.


O prédio de onze andares (dois deles subterrâneos) chama atenção pela fachada repleta de painéis que se iluminam a noite, mas a parte interna do edifício surpreende qualquer pessoa.


As sequências de escadas dessa incrível biblioteca dão a impressão de não ter fim para os visitantes, porém felizmente os livros colorem um pouco mais o ambiente.


O prédio foi inaugurado em 2011, e junto com ele um sistema de devolução dos livros completamente automatizado, que é feito pelo próprio leitor.


Bibliotheca de Alexandrina – Alexandria, Egito.


Uma das mais antigas bibliotecas do mundo, com um acervo que passa dos 700 mil volumes, entre eles aproximadamente 60 mil manuscritos em rolos de papiro (escritos por volta de 3000 a.C) ajudam a contemplar a fama da biblioteca.



Erguida em 2002 para homenagear a histórica Biblioteca de Alexandria que foi destruída há séculos, ela possui onze níveis e quatro deles subterrâneos. Além disso, ela foi construída em forma circular para também homenagear Rá, o Deus-Sol.


Com vidro e alumínio misturados com cimento para conseguir refletir parte da luz mediterrânea, em lembrança do lendário farol de Alexandria, essa Biblioteca no Egito conta também com aproximadamente de 6.400 painéis de granito que mostram caracteres de todos os alfabetos conhecidos do planeta em sua fachada.


Além dos livros, o local conta com um planetário, museus e um laboratório para restauração e preservação de antigos manuscritos.


E chegamos ao fim de mais uma produção para nosso blog, repleto de curiosidades sobre todos os assuntos! E você, Navegante, já visitou alguma biblioteca fenomenal que não citamos aqui? Comenta pra gente saber!


Comments


bottom of page