top of page

Conheça alguns cafés da manhã pelo mundo!

Updated: May 18, 2022


Você já se perguntou qual seria sua primeira refeição do dia se viajasse para China? Ou para a Austrália? Gostaria de imergir na cultura do país ou manteria seu café da manhã tradicional? Separamos quatro destinos de viagem para você conhecer um pouco mais sobre a alimentação e a cultura desses países!


Inglaterra: café da manhã britânico


Na Inglaterra, é comum ouvirmos falar do full english breakfast. Esse típico café da manhã inglês é composto por diversos alimentos, alguns até comuns no café da manhã do brasileiro, como ovos fritos, chá e torradas.


O Full English Breakfast também possui o back bacon, que é um tipo de bacon maior e mais grosso do que estamos acostumados a ver no Brasil, composto por partes da barriga e das costas do porco. Além disso, o famoso tomate cereja e os cogumelos também entram nos ingredientes dos ingleses.

Cogumelos são muito apreciados lá, sempre frescos, nunca em conserva (se você não quiser arrumar briga com algum inglês por ai!). Não pode faltar o feijão enlatado também, mais especificamente o branco (facilmente encontrado nos mercados de lá), uma salsicha de porco (sempre de muita qualidade e levemente queimada), e o black pudding. O black pudding é feito com sangue de porco, gordura, temperos e farinha - conhecido no Brasil como morcela. Ah, e para completar, uma boa xícara de café, é claro!


Esse é o típico café da manhã britânico, mas hoje em dia a maioria dos ingleses prefere uma tigela de cereais e o tradicional chá com leite. Mesmo assim, os britânicos não deixam o prato mundialmente conhecido de lado, alguns comem o full english breakfast aos finais de semana ou em datas especiais, sem contar que o farto café da manhã é servido em praticamente todos os hotéis para que os estrangeiros possam provar.


Estados Unidos: café da manhã americano


O café da manhã dos americanos é conhecido no mundo inteiro devido a grande fartura de alimentos e a grande quantidade de gordura. O que com certeza não pode faltar no café da manhã nos Estados Unidos é o famoso bacon frito, bem crocante e queimadinho.



Os donuts também são uma opção de fácil acesso e muito consumido por eles no café da manhã. Além disso, as grandes companhias como o Dunkin Donuts ou Starbucks preparam o café para viagem (os takeaways), com drive thru e tudo mais.


Além dessas franquias que conhecemos, existe também o Ihop, um restaurante que serve praticamente todos os tipos de pratos, o que atrai muitas pessoas que gostariam de provar o que seria um café da manhã “realmente” americano, com opções para todo paladar.


Diferente dos ingleses, que preferem os ovos fritos com a gema clarinha e mole, os americanos preferem os ovos bem fritos, mas com a gema mole. As panquecas podem ser substituídas por waffles, e sempre banhadas com o maple syrup, um xarope de açúcar, ou outros três ou quatro tipos de coberturas que são oferecidas em cafés e em restaurantes.


Para beber, a maioria dos americanos prefere o bom e velho café – isso explica o título dos americanos de maiores consumidores de café do mundo. Dependendo da pessoa ela pode até mesmo preferir um suco, mais especificamente o de laranja, que também é muito apreciado lá.


Austrália: café da manhã australiano


Diferente dos brasileiros, que normalmente levam o almoço como a refeição mais importante do dia, os australianos preferem um café da manhã saudável e completo, e no almoço algo fácil e rápido como um sanduíche, e uma janta reforçada.



A primeira refeição do dia dos australianos é repleta de alimentos naturais e, para beber, eles preferem normalmente um café, seja cappuccino, latte ou expresso, o que agradar mais o paladar.


O café da manhã típico australiano é composto, geralmente, por ovos e abacate, muito apreciado pelos australianos, sendo quase impossível preparar a primeira refeição do dia sem ele! Sementes de frutas vermelhas também estão presentes no cardápio, tudo isso em cima de uma fatia de pão torrado, o famoso toasted bread. O iogurte e legumes em conserva podem ser adicionados à refeição também.


Outros aussies, como são chamados os australianos, podem optar por um café da manhã mais leve, apenas com cereais e leite.


China: café da manhã chinês


A China é um país enorme, repleto de diferentes culturas e, devido a isso, o café da manhã chinês pode variar bastante de um lugar para outro.


Nas regiões mais tradicionais, não muito próximas das cidades e dos grandes centros comerciais que conhecemos, a primeira refeição do dia dos chineses é composta por um ensopado de frango com feijão, e um guioza.


Esse prato típico conhecido como guioza nada mais é que uma massa fina recheada com carne moída e legumes, fechada nas pontas. Ela pode ser frita ou cozida, parecida com nosso pastel.


As frituras são coisas que os chineses gostam, e muito! Frango, carnes, almondegas etc. - tudo que você pode imaginar é frito e consumido por eles.


Outro alimento muito consumido na China no café da manhã recebe o nome de youtiao, uma longa tira de massa salgada feita de farinha de arroz, que também é frita. Em algumas cidades, alguns ovos batidos também ajudam a compor o café da manhã.


O baozi - que é encontrado em quase todas as barraquinhas de rua - se trata de um pão recheado com carne, legumes, ovos ou até mesmo um tipo feijão com gosto doce, parecido com chocolate, como é descrito pelas pessoas que o provaram. O pão, que é cozido no vapor, não é muito grande nem muito pequeno, tem por volta de doze a quinze centímetros.


Já nos distritos habitados por pessoas mais jovens, o dia começa de forma pouco tradicional. O café da manhã dessas cidades inicia de forma comum, com café, pão, leite, muffin e cookies.


Esses foram os cafés da manhã que chamaram a nossa atenção e achamos interessante contar para você. E então, o que achou? Já visitou ou ouviu falar de algum lugar com um café da manhã bem diferentão? Conta pra gente!


Comments


bottom of page