Está planejando uma viagem para o Japão? É muito importante reunir informações sobre seu destino para enriquecer seu planejamento de viagem.
Saber mais sobre as principais cidades, gastronomia, cultura, visto, moeda, fuso horário e vacinação são cuidados essenciais na hora de viajar!
E para te ajudar, elencamos o máximo de informações possíveis sobre sua viagem para o Japão. Dessa forma, você terá um guia completo para organizar sua viagem e garantir um planejamento assertivo.
Viagem para o Japão: as principais cidades
O Japão é a terceira maior economia do mundo, além de ser um país em que tradições milenares convivem com prédios modernos!
A capital Tóquio é sem dúvidas um lugar organizado e que não pode ficar de fora da sua lista de regiões a visitar. É bem provável que você chegue por ela, inclusive.
Já Quioto é a região dos templos e gueixas, sendo um importante ponto de visitação em sua viagem. Osaka é uma cidade moderna, que vale a pena visitar. E Nara é repleta de história e cultura, sendo um outro ponto interessante de sua viagem!
Moeda local, vacinação e visto para entrar no Japão
Planejando sua viagem para o Japão, é importante saber alguns detalhes.
Primeiro, o Japão não requer oficialmente que o turista tenha nenhuma vacina específica para entrar no país. Todavia, é preciso ter atenção na hora do visto - brasileiros precisam de visto para entrar no Japão!
Para fazer o seu visto, basta realizar a solicitação no consulado japonês ou, se não houver um em sua região, é possível solicitar o visto por Correios. Para tal, é preciso reunir os seguintes documentos:
Passaporte brasileiro, com validade mínima de 6 meses;
Ter a passagem comprada de ida e volta;
Formulário de solicitação de visto inteiramente preenchido;
Cronograma de sua viagem com roteiro e hotéis nos quais se hospedará;
Comprovante de renda com o Imposto de Renda completo;
Cópia de seu RG;
Foto 3x4 recente.
Para planejar sua viagem e escolher os hotéis que cabem em seu orçamento, antes mesmo de solicitar o visto, vale a pena saber que a moeda local é o Iene.
Em outubro de 2021, um Iene japonês está valendo R$0,049. Entretanto, a cotação varia diariamente e você precisa ficar de olho também em relação a escolha da casa de câmbio. Afinal, a cotação da casa de câmbio irá determinar o valor da compra de sua moeda local.
Viagem para o Japão: como é a gastronomia local?
Sem dúvidas, é comum ter receio a respeito de quais são as comidas típicas de países Asiáticos. Afinal, existem muitas informações que causam esse receio, mas você não precisa comer alimentos que não gosta durante sua viagem, especialmente se estiver pensando em visitar regiões mais turísticas como Tóquio, que é uma capital plural, repleta de opções para todos os gostos e bolsos.
Algumas comidas são imperdíveis de experimentar. Justamente por serem pratos tradicionais, que foram desenvolvidos com técnicas milenares. Por isso mesmo, valem a experiência! Confira nossa lista de dicas sobre o que experimentar durante sua viagem para o Japão.
1. Rãmen / Lámen
Esse é um alimento que dificilmente você irá estranhar! O Ramen se parece com o miojo, é um macarrão com caldo bem temperado por ervas, legumes e uma proteína, geralmente é carne de porco ou peixe.
2. Sushi
O famoso sushi não pode ficar de fora das suas experiências em relação a gastronomia japonesa. Mas se você pensou “eu já como sushi no Brasil”, saiba que a experiência é bem diferente!
No Japão você encontrará o sushi tradicional, que é bem diferente daquele feito no Brasil. Por isso, vale a pena experimentar.
3. Kobe Beef
Quem é apaixonado por carne bovina, não pode deixar de investir na experiência de consumir um dos cortes mais caros do mundo.
O gado japonês que origina o Kobe Beef tem tratamento especial, para que possa proporcionar ao seu paladar o melhor corte de carne da sua vida.
4. Yakisoba nas barracas de rua
Muito populares no Japão, as barracas de rua são conhecidas como Yatai. É possível experimentar uma ampla variedade de opções nesses lugares, como o Takoyaki que é um salgado em formato arredondado e recheado com polvo. Mas quem prefere comidas mais conhecidas no Brasil, pode experimentar o bom e tradicional yakisoba local.
5. É amante de refrigerantes? Prepare-se!
Se você é um apaixonado por refrigerantes e bebidas não alcóolicas em geral, saiba que você terá ótimas experiências no Japão.
Atualmente, existem mais de 70 sabores somente de Fanta no Japão. Portanto, se você quiser passar toda a sua viagem experimentando novos sabores de refrigerante, é bem provável que não precise repetir sequer os seus favoritos.
Ir ao supermercado no Japão é uma experiência bastante interessante. Ainda mais se você é um entusiasta de novos sabores.
Comer e beber coisas que nunca imaginou é sem dúvidas uma das experiências divertidas de sua viagem para o Japão!
CLIMA NO JAPÃO
O Japão é um país com as quatro estações bem definidas, o verão é muito quente e o inverno bem rigoroso, por isso, vale a pena visitar o Japão na primavera.
Nessa época, mesmo não sendo um período de baixa estação, você terá uma viagem mais tranquila. As filas para as atrações são menores e as cerejeiras dão um toque especial para a paisagem!
Montando sua mala de viagem para o Japão
Os homens não terão tanto problema em relação aos looks de viagem para o Japão. Entretanto, as mulheres precisam adotar alguns cuidados.
Acontece que, mostrar os braços e o colo não são atitudes muito bem aceitas na região. Por isso, vale a pena usar blusas de manga e com decote mais fechado, mesmo em viagens de verão.
O ideal nesse caso é apostar em tecidos leves! O clima na região é verdadeiramente quente e blusas com tecido mais pesado poderão causar dificuldades por causa do calor.
Em Tóquio, a maioria dos lugares oferecem o conforto do ar-condicionado, por isso mesmo em viagens de verão para o Japão vale a pena ter um casaquinho leve na bolsa. Além disso, repelente é um bom amigo durante a viagem, mosquitos são inconvenientes nos parques e jardins que você visitará!
Mesmo quem gosta de curtir o período da noite, deve focar em roupas mais diurnas, os dias são longos nas viagens de verão, e só começa a anoitecer por volta das 21h.
No Japão não existe a cultura de entrar de sapatos em todos os lugares. Portanto, é preciso deixar o calçado na porta de muitos estabelecimentos. O ideal é escolher sapatilhas, tênis e calçados práticos na hora de fazer sua mala para o Japão!
Circulando pelo Japão: múltiplas opções para se locomover
É interessante destacar que, em algumas cidades do Japão é possível contar com o serviço de Uber, trem, ônibus e metrô. Mas nós aqui da Navegat - particularmente - somos muito adeptos de caminhar pela cidade. Dessa forma a gente fica muito mais atento ao entorno e conhece lugares incríveis e escondidos!
Se o objetivo é circular de transporte público, adquira o Japan Rail Pass, que é válido por uma quantidade de dias, sendo útil para viajantes que desejam aproveitar ao máximo o país. Com o ticket, é possível usar diferentes meios de transporte público, contando com valores bem acessíveis para se locomover durante toda a viagem.
Aproveite as dicas e comece a planejar sua viagem para o Japão usando as informações que acabou de aprender em nosso guia completo!
Já foi para o Japão e tem outras dicas para os futuros navegantes? Conta para a gente nos comentários.
Comments