Os livros foram a primeira coisa capaz de contar histórias, viagens incríveis, conhecer lugares que nunca ouvimos falar, ou que nunca existiram e realmente nos transportar para vivenciarmos experiências que não estão ao nosso alcance.
Esse é um dos motivos que nos levou a escolher esse assunto para comentarmos com você! Fica ligado que preparamos um texto para contar um pouco sobre três livros que te fazem viajar sem sair do lugar!
Um dia – David Nicholls
O primeiro livro que escolhemos para falar hoje é um romance do escritor David Nicholls, que virou até filme, porém ele não mostra as diversas viagens dos personagens – que são as coisas mais legais do livro.
Esse livro conta a história de dois amigos durante 20 anos de suas vidas: Dexter e Emma, que não possuem muito em comum. Emma tem uma vida normal, sem muitas aventuras, já Dexter viaja muito e gosta de viver.
Os personagens se conhecem em 1988, e sabem que no dia seguinte, após a formatura da universidade, os seus caminhos tendem a se separar. Porém, depois de passarem um dia juntos, criaram laços que se manteriam por toda vida.
Ao longo dos 20 anos que são contados no livro, diversos flashes do relacionamento deles são narrados, ano após ano, e sempre no mesmo dia, 15 de julho, no dia de São Swithin’s.
Dexter e Emma enfrentam diversas brigas e desavenças, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E conforme o significado desse dia é desvendado, eles precisam acertar as contas entre eles e, da própria vida.
Pé na Estrada – Jack Kerouac
O livro que se tornou um clássico da cultura hippie foi escrito em 1950 e foi considerado um manifesto da geração de artistas denominados “Beatniks”. Os Beatniks foram escritores, poetas, músicos, entre outros, que participaram do movimento Beat nos anos 50, que subscreveu um estilo de vida anti-materialista, logo após o fim da segunda guerra mundial.
A obra é tratada como uma “leve” autobiografia da vida do autor Jack Kerouac. Narrado por Salvatore Paradise, Pé na estrada mostra ao mundo o outro lado do chamado sonho americano, a partir da viagem de Sal – apelido que Salvatore recebe – e seu amigo
Dean Moriarty, que vão de Paterson, em Nova Jersey até a costa oeste dos Estados Unidos, literalmente cruzando todo o país pela famosa Rota 66.
Com uma rotina sem grandes pretensões, Sal se encanta pelo estilo de vida de Dean, e seus amigos da costa oeste. O que nós chamaríamos de alguém “viciado em viver”,
Dean gosta de viajar mesmo quando não possuí dinheiro para o mesmo. Para conseguir pegar a estrada, ele pede caronas, faz pequenos furtos e se aproveita da boa vontade de algumas pessoas.
Sal e Dean se tornam uma dupla inseparável, que passa a viajar compulsivamente pelos Estados Unidos. Eles pegam a estrada por diversos anos, e os meios de transporte são todos os possíveis, desde ônibus, caronas, carro próprio, até a pé... O que importa é estar em movimento, independente de onde dormem, ou o que precisam fazer para se manterem vivos.
Grande Sertão Veredas – João Guimarães Rosa
Não podíamos deixar de colocar nessa lista um livro brasileiro! O livro Grande Sertão Veredas, escrito por Guimarães Rosa, é uma das obras mais importantes da literatura Brasileira, e relata fatos diversos e aparentemente desconexos entre si, contadas pelos narrados-personagem, Riobaldo.
Os temas são diversos e giram em torno de clássicas questões filosóficas da vida de Riobaldo, que faz reflexões sobre sua vida ao descrever além dos acontecimentos, as paisagens do sertão brasileiro, e as pessoas que conhece durante a história.
Após a morte de sua mãe, Riobaldo passa a viver com o seu padrinho, Selorico Mendes, numa fazendo em São Gregório. Selorico é um homem que o ajuda e trata-o como filho. Ao longo da história, diversas surpresas envolvendo Riobaldo e seu padrinho alimentam ainda mais a trama.
É na tal fazenda também que o personagem principal conhece um bando de jagunços liderados por Joca Ramiro, onde cria uma relação muito boa com um dos capangas do grupo, Reinaldo.
O livro conta um pouco de tudo, as reflexões de Riobaldo, uma descrição detalhada dos personagens que compõe a obra, até as diversas batalhas entre os bandos de jagunços de Joca Ramiro e Zé Bebelo.
Chegamos ao fim de mais uma produção aqui no blog da Navegat! Gostou dos livros que escolhemos? Faltou o seu livro favorito? Não deixa de dar sua opinião para nós nos comentários!
Comments