top of page

O que fazer no aeroporto entre um voo e outro?

Updated: May 18, 2022


Algo que passa na cabeça de todo passageiro, principalmente os de “primeira viagem”, antes de fazer uma viagem longa, é o tempo que ele irá passar no aeroporto quando seus voos possuírem escalas ou conexões. Além disso, sempre tem aquela preocupação de perder o voo por se distrair demais e perder a noção do tempo.


Sabendo disso, nós preparamos diversas dicas e informações para te ajudar a encarar a espera pelos voos com outros olhos! Vem conferir!



Como aperfeiçoar seu tempo e relaxar


Hoje em dia é possível utilizar o aeroporto como uma extensão de casa, do escritório ou do trabalho, não encarando o tempo de espera nesse lugar com ansiedade, mas sim como uma forma de aproveitar o tempo e fazer algo produtivo e/ou relaxante.


Aeroportos são lugares muito tumultuados e com muita poluição sonora, mas com um pouco de paciência é possível encontrar algum lugar dento das áreas de embarque dos terminais onde o fluxo de pessoas é bem menor.


Caso não encontre, é sempre bom levar junto um par de fones de ouvidos, e aproveitar que a maioria dos aeroportos fornece uma conexão estável e gratuita à internet, assim, você tem acesso a milhões de músicas ou áudios relaxantes para focar no que realmente te interessa.


Estudar, ler ou pesquisar sobre o lugar que você vai viajar ou aprender sobre coisas novas para enriquecer seu conhecimento sobre qualquer assunto nunca é de mais!



Mas, se o seu foco para esperar o próximo voo é mesmo relaxar, em diversos aeroportos também existem várias cadeiras de massagem espalhadas pelos terminais para você descansar e aproveitar para ouvir uma boa música – e conhecer as playlists da Navegat no Spotify! - ou um podcast do seu interesse.


Organização


Se organize antecipadamente para não ter nenhum risco de perder seu voo. Quanto antes melhor, mas é recomendado chegar ao aeroporto no mínimo 1 hora antes de viajar, e durante esse tempo você pode fazer algo útil como já listamos ali em cima!


Sempre se informe com a companhia aérea sobre seus horários para não se atrapalhar e bagunçar sua viagem. Caso seu tempo de espera não seja tão longo, o melhor a se fazer é permanecer na ala de embarque, até por que as chamadas para o voo são realizadas aproximadamente 25 minutos antes do horário de partida.



Utilizar a tecnologia ao seu favor é uma opção muito inteligente atualmente, deixar um alarme programado no celular para não perder o tempo é muito importante. Se caso você for uma pessoa que não utiliza muito o celular – difícil de acreditar nos dias de hoje – um papelzinho com o horário ou um pequeno escrito na mão e/ou em algum lugar visível pode te ajudar nesses momentos.


Se você estiver esperando um voo após fazer uma viagem, é sempre bom aproveitar para organizar as fotos que tirou para eternizar esses momentos.


Conhecer o aeroporto



Você pode aproveitar para visitar as diversas lojas que existem dentro do aeroporto se o seu tempo de espera for muito longo. Lojas de brinquedos, cosméticos, souvenires... hoje tudo que você imagina se encontra em um aeroporto.


Em alguns aeroportos, é possível até mesmo realizar pequenos e rápidos procedimentos estéticos como cortar o cabelo, fazer as unhas ou as sobrancelhas.


Fazer um lanche, almoçar ou jantar é a resolução para a fome repentina. Os aeroportos estão cada vez mais parecidos com o conceito de shopping centers, então quase todas as lojas e restaurantes que você encontra nos centros de compras, você acha também nos aeroportos.


Escala e Conexão


Caso você não viaje frequentemente é possível que não saiba a diferença entre escala e conexão. Voos com escala significam que a avião pode fazer uma ou mais paradas antes de chegar ao destino. Nesses casos, o passageiro não precisa descer da aeronave, pois o tempo de espera não será muito longo.


Os principais motivos da escala são o embarque de novos passageiros ou desembarque, ou para abastecer a aeronave e completar o trajeto. Já a conexão, por sua vez, também ocorre parada para embarque, desembarque e abastecimento, mas a diferença é que você irá trocar de aeronave.


Ou seja, na conexão, é necessário que você desça do avião e se direcione para outra aeronave – mas fique tranquilo, você será orientado pelos agentes de bordo!


Você tem mais alguma dica para ajudar outros viajantes? O que você faz durante a espera em um aeroporto?


Comentarios


bottom of page