top of page

Como Organizar sua Mala de Viagem: melhores dicas!

Updated: Nov 18, 2021

Você sabe realmente como organizar sua mala de viagem? Otimizar o espaço e guardar tudo na forma correta é muito importante, principalmente para que você não precise levar várias malas para viajar, ou correr o risco de pagar excesso de bagagem.


Para te ajudar a desburocratizar esse momento, elencamos várias dicas úteis de como organizar melhor a sua mala de viagem!


Foto: pressfoto.


Comece olhando o clima


Não tem como você ter sucesso na escolha de que roupa levar, sem que você conheça o clima do local para onde está indo. Portanto, vale a pena acessar aplicativos de previsão do tempo, selecionar o(s) local/locais de destino, e observar. Dessa forma, você terá um panorama sobre o clima local, sendo mais assertivo na escolha de quais peças precisa de fato levar.


Com base no clima local, você deverá pensar em seus compromissos de viagem. É uma viagem de trabalho? É uma viagem de férias? As roupas irão depender muito do tipo de viagem que você irá realizar.


É interessante listar seus compromissos para observar quais são as peças em seu armário que combinam com esses eventos.


Otimize espaço na sua mala de viagem


Reduza o tamanho de itens de higiene pessoal


Se você ainda não tem frascos pequenos para itens de higiene, é interessante comprar. Ter potes pequenos, "tamanho viagem", é uma dica chave para otimizar espaço na sua mala, pois assim você poderá levar todos os seus produtos habituais sem ocupar tanto espaço.


Esses produtos não serão usados inteiros durante a viagem, portanto, além de economizar espaço na mala, é interessante também para economizar no peso da sua mala – evitando que você pague pelo excesso de bagagem.


Por isso, potinhos pequenos para shampoo, condicionador e demais produtos são um bom investimento, especialmente se você viaja com frequência, podendo assim reutilizar os frascos várias vezes.


Dobre as roupas com cuidado


Você não precisa obrigatoriamente fazer algum tipo de dobradura especial em suas roupas com o objetivo de ocupar menos espaço em sua mala. No entanto, vale a pena dobrar as peças com cuidado, para que elas fiquem bem acomodadas e não amassem tanto.

Algumas pessoas preferem fazer rolinhos com as roupas para que elas ocupem o menor espaço possível e fiquem bem visíveis. Existe também a possibilidade de escolher looks de acordo com seus compromissos e dobrar as peças, arrumando uma junto da outra.


Dessa forma, você economiza seu tempo ao organizar sua mala de viagem, bem como facilita a utilização das peças ao chegar em seu destino uma vez que todas estarão juntas e já definidas, otimizando seu tempo e evitando esquecer alguma peça.


Faça uma lista de itens essenciais para organizar sua mala de viagem


Frequentemente, quem viaja acaba precisando comprar itens que foram esquecidos em casa, sendo os mais comuns:

  • · Chinelo;

  • · Escova de dentes;

  • · Roupas de banho;

  • · Carregador de celular.


Porém, cada pessoa tem tendência de esquecer um determinado tipo de item. Seja por ter deixado para pegar por último, ou meramente por não ter imaginado que usaria naquela viagem.


A fim de eliminar esse tipo de esquecimento, vai bem fazer uma lista de tudo que precisa ser levado. O ideal é que a lista seja feita com antecedência, e baseada no clima do destino e nos eventos que você irá frequentar por lá.


Organizar sua mala de viagem pequena: opte por looks neutros


Principalmente quando você tem que levar pouca coisa, é importante compor looks com peças de cores neutras e que podem ser reutilizadas diversas vezes durante a viagem.

Uma calça social preta, por exemplo, é uma ótima peça para uma mala de viagem de negócios, tendo em vista que essa peça combina com muitas outras. Organizando sua mala de viagem dessa forma, você leva poucas peças, continua se vestindo bem, e não terá que transportar uma mala gigantesca.


Evite bagunçar a mala de viagem durante a estadia


Uma das principais dificuldades durante uma viagem é manter a mala organizada. Reorganizá-la acaba tomando um certo tempo e às vezes bastante paciência na hora de voltar para casa.


Sempre que possível, conforme você for usando suas roupas, já separe a roupa suja da roupa limpa, colocando as sujas em uma embalagem separada dentro da mala. Dessa forma, é possível fazer o check out no hotel na hora certa, e você não irá precisar lavar tudo que levou quando voltar para casa por ter colocado todas as roupas – limpas e sujas – misturadas.


Além disso, vale a pena levar embalagens para armazenar seus sapatos usados. Dessa forma, eles não irão entrar em contato com as suas roupas, afinal, os sapatos estão sujos e podem até mesmo manchar uma peça que você gosta, se armazenados da forma incorreta em sua mala de viagem.



Ufa! Agora vai ficar mais fácil organizar a sua mala para próxima viagem, né?

Ah... E se você é um viajante experiente, ou uma pessoa bem organizada, abre o jogo pra gente, vai! O que você faz para organizar a sua mala de viagem?

Comments


bottom of page