Uma das tradicionais receitas alemãs é o Sauerkraut, você conhece? Apostamos que sim! Acontece que no Brasil essa receita recebeu um nome diferente... Chucrute! A origem da palavra alemã vem dos alsacianos e significa repolho azedo, esse nome se dá ao fato de a receita ser uma conserva de repolho fermentado.
Apesar de ser tipicamente alemão, o chucrute surgiu na época da construção da Grande Muralha da China, quando, no verão, os construtores da muralha viviam de repolho e arroz. No inverno, vinho de arroz era adicionado para preservar o vegetal, que fermentava, ou azedava. O vegetal foi levado a Europa pelos Tártaros, e na Alemanha o vinho de arroz foi substituído pelo sal.
De fácil preparação e geralmente acompanhado de salsicha ou costela de porco, o chucrute é consumido em diversos lugares do mundo, tendo diversas formas de preparo além da tradicional. Por conta da sua fermentação, é um alimento rico em vitaminas e um probiótico natural, funcionando o organismo, ajudando na digestão e absorvendo nutrientes.
Quer aprender a fazer essa típica comida alemã? Então confira a receita abaixo!
O chucrute possui variações no tempo de preparo, então separamos uma receita feita da forma original e outra para ser consumida no mesmo dia. Escolha a que você preferir!
ingredientes:
- 1 repolho
- Sal
- Especiarias (louro, cominho, pimenta-do-reino)
- Vasilha de vidro com boa vedação
- Socador (opcional)
modo de preparo:
Receita original
- Corte o repolho em tiras estreitas e reserve;
- Na vasilha de vidro, cubra o fundo com uma camada de sal e por cima coloque uma camada fina das tiras do repolho. Por cima do repolho, adicione mais uma camada de sal juntamente com as especiarias;
- Soque o repolho com o socador ou com as mãos, assim ele irá soltar um líquido necessário para o processo de fermentação. Depois é só continuar a repetir o processo até preencher toda a vasilha. Ao terminar, feche bem o vasilhame e deixe em temperatura ambiente e em abrigo de luz por 30 dias;
- Para servir, basta refogar o chucrute na manteiga! Após aberto, pode ser consumido em até 20 dias e deve ser deixado na geladeira.
Receita para servir na hora
- Corte o repolho em tiras estreitas e coloque-o em uma panela com água fervendo e sal;
- Em uma frigideira com manteiga, refogue o alho juntamente com o louro e a pimenta-do-reino (você pode adicionar cebola se quiser);
- Depois que o repolho estiver aferventado, com a ajuda de um escorredor, retire a água da panela. Então coloque os temperos refogados junto com o repolho, nessa etapa você pode adicionar vinagre branco para deixar o sabor mais ácido, como o chucrute original;
- Agora é só servir. Você pode comer acompanhado de costela de porco, é uma ótima combinação!
E ai? Gostou de conhecer um pouco mais sobre o sauerkraut, ou como estamos acostumados, o famoso chucrute? Teste a receita e depois nos diga o que achou ;)
Comentários